IPVA com desconto até segunda-feira

O Imposto sobre a Casa de Veículos Automotores (IPVA) de carros e motos com placas de finais 1 e 2 inicia a ser cobrado nesta terça-feira (12) no Rio Grande do Norte, informou o Detran. O senhorio possui a escolha de pagar o imposto em prestação única, com redução de 5%, ou quebrar o valor completo em cinco parcelas fixas. A primeira precisa ser quitada também em março e as demais em abril, maio, junho e julho.

A responsabilidade do retirada e aplicação do IPVA é da Secretaria Estadual de Tributação (SET), que repassa 50% que é apurado para os municípios no qual o veículo possui domicilio individualizado em seu licença. A porcentagem responsável pela fixação do valor do imposto é de 3% do valor do automóvel e não sofreu alteração em semelhança ao ano de 2018.

No mesmo tempo do ordenado do IPVA é arrecadada a tarifa do Sem riscos de Danos Pessoais Ocasionados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat), que segue o mesmo tabela de demanda da prestação única do IPVA, de acordo com o final da padrão do veículo. Houve diminuição média de quase 64% no valor do sem riscos. Um malogro são os veículos considerados de volta, que pagaram R$ 45,72 em 2018, e neste ano são capazes de eximir o sem riscos com o valor de R$ 16,27.

Como acessar a consulta IPVA?

Neste ano, o Seção Estadual de Tráfego do RN (Detran) não está mais emitindo o carnê físico de taxas e impostos relativos aos veículos e o utente precisa pedir a irradiação dos boletos no site do seção, nas unidades físicas do Detran, nas agências do PágFácil, Banco do Brasil ou por meio do aplicativo oficial do Detran. Os boletos estão disponíveis 24h no site do Detran.

Apenas após a confirmação da liberação da tarifa de Licença, IPVA, DPVAT e Tarifa de Proteção em oposição a Guerra, Salvamento e Salvação em via Pública é que o senhorio recebe o Apólice de Repartição de Licença de Veículos (CRLV), que é endereçado ao dirijo do colaborador, assim como também pode ser retirado de modo direto no Detran.

ipva

Para ter acesso ao boleto pelo site, basta acessar o site do Detran. Com a passagem aberta, o utente precisa clicar no emblema “ consulta de veículos e boletos”. Logo após, é mostrada uma passagem no qual é possível digitar a padrão e o Renavam. Caso haja multas vinculadas ao veículo, o certificado apenas é manifestado após a liberação delas.

Dessa forma, é possível ter acesso ao local na internet no qual ficam disponíveis os boletos referentes à tarifa de licença, IPVA, DPVAT, Tarifa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de tráfego.

Como realizar o pagamento do IPVA em até 3 parcelas?

Motoristas que não evidencia multas de tráfego são capazes de garantir descontos no pagamento do Imposto sobre a Casa de Veículos Automotores (IPVA), válido para veículos com placas de final 73 a 93, pagando o valor integral do imposto até segunda-feira (11). O senhorio de veículo possui, também, a escolha de precipitar o pagamento do IPVA em até 3 parcelas, sem redução.

Os descontos são de 15% sobre o valor do imposto para veículo que está há 2 anos sem punição; 10% para que pessoas não recebeu multas no ano passado, e 5% nas demais situações. O redução não é cumulativo. O senhorio de veículo possui, também, a escolha de precipitar o pagamento do IPVA em até 3 parcelas, sem redução.

Considerando a modificação dos preços de mercado de 2018 em correlação a 2017, o IPVA no Pará terá uma diminuição média de 4% em 2018. A maior diminuição, de 3,9%, será para camionetas e utilitários. Ônibus e micro-ônibus terão diminuição de 4,4%. O IPVA de automóveis terá diminuição média de 3,6%.

No portal de Serviços da Secretaria de Estado da Propriedade (Sefa) o proprietário do veículo pode aconselhar-se as datas de pagamento e os princípios, e também optar pelo pagamento integral ou parcelado, além de editar o Certificado de Recebimento Estadual (DAE).

Scroll to top